Qual a diferença entre um Mago, um Feiticeiro, um Bruxo, ou um Xamã?

É possível confundir um Feiticeiro, um Mago, um Bruxo, ou vários outros usuários de Magia, já que raramente filmes, livros, animes e séries param para explicar a diferença entre eles.

 


Atenção! Esse Post é sobre algo que não existe! E se trata de um apanhado mais geral sobre como é tratado em diferentes filmes, livros, jogos e lendas. Por se tratar de algo que não existe, cada autor pode tratar disso como bem entender em suas obras. Então não fique com raiva se a explicação não se encaixar em sua obra favorita.


 

Mas vamos começar com o que eles tem em comum. Todos eles são usuários de Magia Negra, ou Magia Arcana, que é um dos cinco tipos de fonte mágicas (Negra, Branca, Verde, Vermelha e Azul). O primeiro erro ai é interpretar a Magia Negra como sendo um poder maligno. O poder arcano pode ser usado para o bem, ou para o mal, dependendo da vontade de quem usa.

Vamos agora entender quem são esses usuários da Magia Negra.

  • Mago
    O Mago é o maior estudioso da fonte arcana. E esse estudo é árduo e demorado, por isso o Mago poderoso é sempre representado como alguém de idade elevada, já que pra atingir esse poder todo ele precisa de muito tempo de estudo. Por esse seu lado acadêmico, o mago raramente é visto como um aventureiro, viajando o mundo atrás da adrenalina das batalhas. Pelo contrário, o mago é muito dependente de seus Grimórios (livro onde ele escreve seus conhecimentos sobre a magia, seus feitiços e rituais), então na maior parte dos casos ele prefere ficar em um único lugar, provavelmente cercado por uma vasta biblioteca. Um Mago que tenha adquirido grande conhecimento, o suficiente para criar novas Magias e novos conceitos mágicos é chamado de Arquimago.
  • Feiticeiro
    O Feiticeiro é alguém que tem aptidões mágicas para ser um mago, mas por algum motivo não recebe, ou não quer, o auxilio para seguir esse caminho. O Feiticeiro passa a desenvolver sozinho seu poder mágico. Dependendo da sua aptidão, o Feiticeiro, mesmo sem os estudos do Mago, pode ser mais poderoso que ele, porém, por ter menos conhecimento de como funciona seu poder, o Feiticeiro costuma ter menos controle do seu poder mágico, cansando mais rapidamente e ficando incapaz de utilizar magias enquanto não recupera as forças.

Obs: O Mago e o Feiticeiro podem ser subclassificado de acordo com sua especialização mágica. Exemplos dessa classificação são: Necromante, Invocador, Ilusionista, Elementalista, Transmutador, entre outros.

  • Bruxo
    Por causa da origem da lenda do Bruxo no mundo real e sua posição de vilões a serem combatidos na época inquisição, o Bruxo é, na maioria das vezes, representado como um ser maligno. O Bruxo é um mestre em Rituais (que é quando a Magia precisa de uma preparação com itens, repetições demoradas de palavras e/ou sacrifícios para acontecer) e Maldições. O que quer dizer que os Bruxos tem em sua maioria Magias com efeitos negativos, muitas vezes com origem demoníaca.
  • Xamã
    Antes de mais nada é preciso dizer que existem 3 tipos de Xamã. O Ritualista, o Tribalista e o Vudu, que é o único que usa Magia Negra, e é o que eu vou tratar aqui.
    O Xamã Vudu tem a forma de usar seu poder arcano muito parecida com o Bruxo, mas suas Magias se assemelham muito mais com a especialização Necromante do Mago e do Feiticeiro. Como o Xamã mexe com a vida e a morte, um taboo entre os Arcanistas, ele sempre é considerado maligno, e raramente consegue se misturar a uma sociedade.

“Mas e o Clérigo? O Druida? O Bardo? Cadê eles?”.

Então, existem outros utilizadores de Magia, mas esses não usam a Magia Negra/ Magia Arcana. São usuários de outra fonte de magia que são bem diferentes da Negra. E caso vocês queiram saber mais sobre esses outros tipos de Magia, ou se quiserem conhecer as especializações do Mago e do Feiticeiro, deixem ai um comentário que eu volto explicando melhor.

Comentários